Luana Xavier

Atriz

voltar

Carioca, nascida na Zona Oeste da cidade. Neta de atores (os baianos Chica Xavier e Clementino Kelé). Tentou fugir da carreira, mas tudo começou cedo. Aos 9 anos, por vontade própria, entrou para uma agência de atores onde fez cursos de vídeo, aulas de street dance, de jazz, oficinas específicas com Márcio Trigo e outros professores.

Ainda criança fez comerciais publicitários e aos 13 anos, entrou como substituta de outra atriz na peça "Chiquititas" no Rio de Janeiro. Nessa mesma época, ensaiava outro infantil onde iria ser sua estréia como protagonista no musical Tarzan. Foi aí que o teatro entrou em sua vida e não saiu mais.

Aos 16 anos entrou para o Tablado onde fez aulas com Fernando Becky e João Brandão. Interrompeu o Tablado por algum tempo, para se dedicar ao vestibular, onde escolheu fazer Serviço Social com receio de que a carreira artística não proporcionasse estabilidade financeira. Começou o curso, mas logo em seguida retomou o Tablado dessa vez tendo Lionel Fischer como professor. Na volta ao Tablado, logo foi chamada pra integrar o elenco de uma peça. Foi protagonista da peça "Sonho de Uma Noite de Verão" em que fazia dois personagens. Uma história de Shakespeare... e algo que nunca imaginou fazer ..."Um aprendizado sem igual" que ficou em cartaz no Teatro Ipanema. Sua temporada com a peça "Sonho de Uma Noite de Verão" precisou ser encurtada pois ao ser indicada por uma amiga para o teste da peça "Dona Flor e Seus Dois Maridos" com direção de Pedro Vasconcellos, foi aprovada no mesmo dia e com os ensaios iniciando.

A peça teve sua estréia em Goiânia, em outubro de 2007e seguiu em turnê pelo Brasil. Esteve em cartaz no RJ no primeiro semestre de 2008 e em SP no primeiro semestre de 2009. Uma peça com sucesso absoluto de público e sem dúvida seu maior crescimento como atriz.

Em 2010 fez uma participação em um episódio de "A Vida Alheia", da Rede Globo.

No ano de 2012 fez duas campanhas políticas, que elegeram prefeitos de duas cidades do Estado do Rio de Janeiro. Ainda em 2012, rodou seu primeiro longa metragem, sendo protagonista ao lado das atrizes Priscila Fantin e Carla Marins. "Jogo de Xadrez" estreou em março de 2014 nos cinemas do Brasil e participou de dois grandes festivais: Festival Internacional de Cinema de Shangai e New York City International Film Festival.Neste filme Luana interpreta uma presidiária. E na mesma semana de estreia do filme, Luana voltou aos palcos no infantil "Chapeuzinho Vermelho em O Valor de Um Sorriso", com direção de Fabio Espírito Santo. A peça esteve no Rio de Janeiro durante 4 meses e depois seguiu em turnê pelo país.

Em setembro de 2014 foi convidada por Miguel Falabella para participar da série "Sexo e As Negas" da Rede Globo, onde interpretou a personagem Júlia. Júlia era amiga de Tilde (Corina Sabbas), uma das protagonistas da série, que alimentava o sonho de fazer faculdade de matemática. A função de Júlia na trama foi incentivar Tilde a prestar vestibular junto com ela, e como era esperado as duas foram aprovadas com louvor.

Em 2015, Luana foi convidada para integrar o elenco da comédia "Inimigas de Infância", com texto de Regiana Antoninni e direção Fernando Gomes. Sua primeira protagonista em uma peça adulta, onde dividia cena com Josie Pessoa e Daniel Rocha, atores que fizerem sucesso como o casal Du e João Lucas na novela Império da Rede Globo. A peça rodou o Brasil durante 4 meses e foi sucesso de público.


"A Vida Alheia”:
http://www.youtube.com/watch?v=mpzmPaUOtxk


Trailler “Jogo de Xadrez” :
http://www.youtube.com/watch?v=_GvwKRyN3DY


 Cena “Sexo e As Negas”:
https://youtu.be/ObmCnj1ag2M


Cena “Sexo e As Negas” 2:
https://youtu.be/O3W6T8iu7XY